URUCUM - artes&afins

 

Urucum: marca que une arte e projetos sociais.

 

Surge em 2019 como uma loja virtual; associa-se à Livraria Sá da Costa - Galeria para produzir exposições e edições. Sua atuação tem quatro eixos:

 

- Galeria Virtual – Venda on-line de arte a preços acessíveis

- Edições artísticas - Produção de múltiplos

 

- Livros de artistas – Editora de livros artesanais

 

Comércio Justo - Produções sustentáveis com impacto social positivo em comunidades latino-americanas.

 

Urucum. Fruto vermelho nativo da América tropical, utilizado na pintura corporal, na culinária e na medicina. Na língua mebêngôkre dos índios Kayapó, urucum indica uma planta sagrada, chamada pykoré, com forte simbolismo em relação à fartura. De acordo com o jovem Mopa Kayapó, da aldeia A'ukre, ao começar um roçado ou na instalação de uma aldeia procura-se um urucum, pois dele fluirá energia positiva.

---

 

Lucia Bertazzo - Doutoranda em Museologia, com bolsa da Cátedra Unesco - Educação, Cidadania e Diversidade Cultural na Universidade Lusófona de Lisboa. Possui graduação em Design e mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Trabalhou, entre 2005 e 2010, com produção no ateliê do artista Siron Franco. Em 2014, no Rio de Janeiro, inaugurou UQ! Editions (www.uqeditions.com) com Leonel Kaz. Ao mudar-se para Lisboa, em 2017, inaugurou a sede portuguesa da Editora. Desenvolve projetos de curadoria, montagem de exposições e edições.

... info@urucum.com ...

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 by Urucum