top of page

33 Imagens

Marco Tirelli

Marco Tirelli, artista italiano que vive entre Roma e a Úmbria (região do centro da Itália), coloca diante dos nossos olhos imagens de tempos históricos distintos: de um lado, monumentos que destacam a história da Cidade Eterna; no outro lado, figuras da alta tecnologia convivendo, lado ao lado, com paisagens campestres e bucólicas.

Em “Teatro da Memória” (importante instalação do artista na Bienal de Veneza de 2013), este universo particular, manifestado por desenhos, pinturas e esculturas, foi exposto numa babel de signos que criaram um alfabeto próprio. O espectador era convidado a perpassar, usufruir, acolher em si uma provocadora assimilação sensitiva. Formas complexas, como partes do corpo humano ou paisagens, ganharam o mesmo impacto visual de formas singelas, geométricas, quase abstratas. Cada visualidade tinha o mesmo peso, como se estivéssemos num universo onde a hierarquia de significados tivesse se abstraído para sempre.

Este livro é um desdobramento daquele “Teatro da Memória” em 33 imagens que, soltas, compõem um mosaico semelhante à grande instalação da Bienal de Veneza: 32 obras reproduzidas com qualidade de impressão Fine Art. Cada qual com um desenho original, o que acrescenta uma característica única a cada exemplar. A coerência que se pretende alcançar aqui não é nem formal nem lógica. Num certo sentido, é quase aleatória, como o significado dos três símbolos recortados a laser usados como detalhes gráficos.

Esta ambiência geral no percurso do nosso olhar fica aberta à sensibilidade de cada um: objetos diminutos que percorrem rotas sem destino; outros, satisfeitos por serem retirados de sua imobilidade, pois ganharam forma e corpo visível.

IMG_8145_edited.jpg
IMG_8132.tiff
IMG_8148_edited.jpg

Rome and Lisbon, 2018-2021

an original painting on paper signed in each copy

32 fine art prints box - 48 x 34,5 x 6 cm

33 copies

Signed and Numbered

text - Lucia Bertazzo

English

papers - Hahnemühle WillianTurner,

Photorag digital fine art paper and Bamboo

bottom of page