Joana Vasconcelos
Joana Vasconcelos completou 50 anos em 2021.
Joana possui 50 cadernos únicos com anotações, ideias, estudos e colagens que conduzem seu trabalho criativo.
Pois saiba que, para celebrar a data, Joana decidiu partilhar estes segredos pessoais com a criação de um projeto singular: uma caixa-estojo, de grande formato. Dentro dela, um livro artesanal e um painel em azulejo, único em cada exemplar, ambos assinados pela artista.
Até este momento foram lançadas 10 ediçoes destes cadernos-livros de artista com apenas 9 exemplares cada. As peças, manufaturadas com o extremo rigor artesanal que exige cada obra, foram todas produzidas em Portugal pela editora Urucum.
Vamos recapitular, cada exemplar é constituído por:
-
CAIXA: uma caixa-estojo (48 x 38 cm) em que cada tiragem é revestida em materiais diferentes como cortiça, espelho, tecidos e papeis de parede. São 10 materiais empregados nas caixas, nas encadernações do livro e nos suportes dos azulejos.
-
AZULEJARIA: um painel com 12 azulejos cada já montado numa estrutura pronta para pendurar. Importante ressaltar que, em cada tiragem, são 9 azulejos diferentes, com a assinatura original de Joana no verso de cada exemplar único.
-
CADERNO: um grande livro impresso em papel Hahnemuhle feito de fibra de bambu, com 300 gramas, reproduz um dos cadernos da artista, com todas as nuances de cor ou colagens tal qual o original. Vem encadernado com um papel marmorizado artesanal.
-
CARTA: um caderno de imagens e anotações, de grande visualidade, necessitaria de uma carta, claro. Daí surgiu a proposta da artista a Valter Hugo Mãe de incluir, em cada uma das tiragens, uma carta original por ele escrita, reproduzida ao início de cada caderno.










