Os Cadernos da Minha Vida
Joana Vasconcelos
Ao longo de toda a sua trajetória, a artista portuguesa Joana Vasconcelos foi anotando ideias e estudos com textos, desenhos e colagens em vários cadernos que documentam seu trabalho criativo. Lá estão os primeiros desenhos das formas orgânicas que a fizeram tão conhecida, as anotações das aulas de arte e de joalharia, as primeiras esculturas, performances, chegando até, em 1996, a sua primeira instalação: Flores do Meu Desejo.
Em comemoração dos 50 anos da artista, compartilhamos estes registros pessoais na realização de um projeto especial: uma primorosa edição rigorosamente artesanal.
Cada caderno se transformou em um livro de artista de grande formato acompanhado por uma obra original: um painel de azulejo, único em cada exemplar. Apresentamos aqui os dez primeiros cadernos do período de 1989 a 1996.
A tiragem é de apenas 9 exemplares por livro, impressos em fine-art em papel Hahnemühle de fibra de bambu que reproduz as nuances de cor e colagens do material originário. Cada livro de artista, apresentado numa caixa-estojo, apresenta diferentes materiais de revestimento: cortiça, espelho, tecidos, papeis etc. Complementa as 10 primeiras edições uma carta do escritor Valter Hugo Mãe endereçada a Joana Vasconcelos, agradecimento por um desenho enviado pela artista ao escritor.
Os direitos de autor deste projeto destinam-se integralmente à Fundação Joana Vasconcelos, em favor das causas de solidariedade que contam com o apoio da artista.
​
Livros disponíveis na Artcurial Paris e Galeria Ceysson & Bénétière.
Lisbon, 2021-2022
an unique tile painel in each copy 34 x 44 cm - Signed
box - 38 x 47 x 8 cm
​
​
book - 9 copies + 2 proofs (each) Signed and Numbered
text - Valter Hugo Mãe - Portuguese
papers - Hahnemühle Bamboo and Rice Paper
​