Poemas para Cláudia
Ferreira Gullar
Poemas para Cláudia, de Ferreira Gullar, dá continuidade ao projeto Objeto de Poeta e Livro de Artista, que contempla a parceria artística do notório casal de poetas.
Começamos em 2020, com As muitas maneiras de dizer “eu te amo”, de Cláudia Ahimsa, escrito em prosa a partir de um “Caderno de Desenhos” dele presenteado a ela, que reproduzimos de forma fidedigna e artesanalmente.
No ano seguinte, produzimos Pós-Mondrian: 10 colagens de Ferreira Gullar e texto de Cláudia Ahimsa. A seguir, em 2022, publicamos objetos allados: poemas de Cláudia dedicados ao Gullar, com fotos de assemblages compostas de objetos pessoais do amado, nos anos do luto.
Para lançamento das obras do extenso projeto manteremos esta data,
10 de setembro, em homenagem ao poeta que não passava aniversário sem festa. Desta vez, a Urucum tem a felicidade de apresentar o raro Poemas para Cláudia, trazendo vários inéditos. Um objeto-livro todo feito a mão pelo próprio poeta.
Tão raro que Gullar ao dar de presente de aniversário para ela, disse:
“Este é só pra você. Tiragem de um exemplar”. – Mas poeta não consegue guardar intimidade por muito tempo – diz Cláudia. – E é a primeira vez que a mulher é chamada de OVNI na literatura universal até onde sei, acho que mais alguém pode querer avistar o que ele viu.